Polícia Militar apreende armas, drogas e até tartarugas em balsa no Marajó
Natureza
Publicado em 13/08/2024

Dois homens foram presos, e as embarcações foram encaminhados para perícia em Belém.

 

Uma operação realizada por policiais da Base Fluvial “Antônio Lemos” em Breves, no Arquipélago do Marajó, resultou na apreensão de drogas, armas de fogo e tartarugas-da-amazônia. A ação ocorreu em uma balsa no rio Tajapuru, que era conduzida por dois empurradores denominados “Caio Manaus” e “Madri Manaus”. Dois homens foram presos, e os veículos foram encaminhados para perícia em Belém.

A apreensão aconteceu durante uma inspeção a uma balsa que havia saído de Manaus (AM) com destino a Belém, enquanto navegava pelo Estreito de Breves. No porão do empurrador, foram encontradas 14 Tartarugas-da-Amazônia com irregularidades na documentação de origem e no transporte. Além disso, no alojamento da embarcação, a polícia encontrou duas armas de fogo – uma espingarda calibre 12 e outra calibre 20 –, 30 munições e duas porções de entorpecentes. Com a ajuda do cão farejador Jay-Z, foram localizados 8,520 quilos de drogas.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou que esta foi a segunda operação da semana que resultou em apreensões e prisões, reforçando a eficácia das ações realizadas na região do Marajó. Ele afirmou que as equipes continuarão atuando 24 horas para reduzir a criminalidade na área.

Os dois homens, de 26 e 38 anos, responsáveis pelas armas, drogas e tartarugas, foram levados à delegacia de Polícia Civil de Breves para os procedimentos legais. A embarcação foi escoltada até Belém para ser periciada por uma equipe especializada.

Após a conclusão dos procedimentos policiais, as tartarugas apreendidas foram avaliadas por uma agente do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Consideradas saudáveis e aptas para soltura, as tartarugas foram devolvidas ao seu habitat natural nas águas do Rio Tajapuru.

Com informações de Notícia Marajó

Comentários