Em 2020, Jaime Silva foi eleito prefeito com 41.14% dos votos, em uma vitória sobre o então prefeito Chico Alfaia, que obteve 30,31%. Em novo confronto, nessa primeira fotografia oficial, Jaime desponta com ampla vantagem sobre seu adversário. A diferença que os separa chega a mais de 54 pontos. Além desse potencial eleitoral forte, os eleitores de Óbidos estão avaliando o governo de Jaime positivamente, chegando a mais de 77% de aprovação, revela o cientista político Dornélio Silva, da DOXA Pesquisas.
O instututo DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de Óbidos. Lá, a disputa vai se dá entre dois candidatos: Jaime Silva, atual prefeito, que vai defender seu mandato; e o ex-prefeito, Chico Alfaya. Nessa primeira fotografia do cenário eleitoral, Jaime Silva desponta na frente com 69,2% das intenções de voto. Chico Alfaya aparece com apenas 15,0%. A diferença entre os dois é de 54,2 pontos. Uma ampla diferença para o início oficial da campanha política. A pesquisa também avaliou o governo de Jaime Silva, de Helder Barbalho e de Lula.
A pesquisa está registrada no T.R.E sob o Nº PA-0849/2024 e foi realizada no período de 09 a 12 de agosto de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.
NA ESPONTÂNEA JAIME JÁ DESPONTA BEM A FRENTE DE CHICO
Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de candidatos, a pesquisa detectou que 46,4% ainda continuam indecisos, não citando nenhum nome de candidato. Jaime Silva aparece na frente com 42,0%; Chico Alfaya obteve 8,7%. Outros 2,8% pretendem anular ou votar em branco.
A DIFERENÇA DE JAIME SILVA PARA CHICO ALFAYA É DE 54,2
Quando se estimula os nomes a prefeito de ÓBIDOS, Jaime Silva (MDB) pula para 69,2%; Chico Alfaya (PSB) vai para 15,0%. Os votos flutuantes ainda somam 15,8%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ÓBIDOS
Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos a prefeito de ÓBIDOS, 42,3%. Chico Alfaya aparece com rejeição de 27,2%. Jaime Silva é rejeitado por 9,8% dos eleitores de ÓBIDOS. Outros 20,7% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE JAIME SILVA
O governo do prefeito JAIME SILVA é aprovado por 77,3% dos eleitores de ÓBIDOS;
enquanto sua desaprovação chega a 17,2%. Outros 5,4% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO
O governo de Helder Barbalho é aprovado por 91,3% dos eleitores de ÓBIDOS; enquanto
sua desaprovação chega a 3,5%. Outros 5,2% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
Por sua vez, Lula tem aprovação de 74,3% no município. A desaprovação é de 21,4%; Outros 4,4% não se manifestaram.
ANÁLISE
DOXA apresenta sua primeira pesquisa oficial registrada no município de Óbidos, localizado na região da Calha Norte, no Baixo Amazonas. Em Óbidos apenas dois candidatos disputam o pleito: Jaime Silva, o atual prefeito, que busca sua reeleição; e o ex-prefeito, Chico Alfaya.
Nessa primeira fotografia oficial, Jaime Silva desponta com ampla vantagem sobre seu adversário. A diferença que os separa chega a mais de 54 pontos. Além desse potencial eleitoral forte, os eleitores de Óbidos estão avaliando o governo de Jaime positivamente, chegando a mais de 77% de aprovação.
Esses são os ingredientes favoráveis à reeleição de Jaime Silva. Isto quer dizer que os eleitores da cidade presépio querem o continuísmo. Não querem se jogar em nenhuma aventura. A Doxa vai ficar acompanhando esse processo eleitoral em Óbidos.
DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.