-- Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o bairro da Terra Firme é um dos mais populosos de Belém, com cerca de 60 mil habitantes. A ocupação desordenada contribuiu para a eliminação de áreas verdes. Especialistas alertam que a escassez de árvores agrava o chamado efeito das "ilhas de calor", fenômeno que eleva a temperatura em até 5°C a mais do que em regiões arborizadas. Além disso, a carência de áreas arborizadas afeta a qualidade do ar e aumenta a sensação de abafamento que castiga a população.
Preocupado com essa situação, o líder comunitário José Maria Souza, integrante do Movimento Defensores dos Rios de Belém Limpos, Saneados, Arborizados e Ajardinados se dedica à defesa e preservação do meio ambiente na Terra Firme.
"Eu fui criado em uma casa onde, ao redor, havia árvores frutíferas. Com a busca por moradia, as pessoas foram desmatando, derrubando as árvores para construir casas", relembra. Hoje, ele sonha em recuperar um pouco dessa paisagem e dos benefícios das áreas verdes para a comunidade do bairro. E esse sonho, agora tem o apoio da Prefeitura de Belém.
Com apoio da comunidade, a intenção e resgatar e proteger a vegetação e o Rio Tucunduba - Crédito: Jader Paes
Programa Belém Verde
Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Prefeitura de Belém lançou o Programa Belém Verde, que já plantou mais de sete mil mudas em áreas consideradas estratégicas da capital paraense. A intenção é resgatar e promover a expansão de áreas de vegetação na cidade.
“Solicitamos e fomos atendidos com esse plantio na lateral do Rio Tucunduba”, relata José Maria. “Mobilizamos a população para ajudar a cuidar das mudas e preservar árvores adultas”, conta sobre o envolvimento da comunidade na iniciativa.
Já foram plantadas 200 mudas de espécies como mamorana, pau-preto, ipê-rosa, andirá-uxi, jambu, pata-de-vaca, abiu, jenipapo, oiti e açaí nas margens do Tucunduba. As espécies foram cuidadosamente escolhidas para oferecer sombra, frutos e contribuir para evitar o assoreamento do rio. O plantio deve ser estendido a toda a extensão que ainda não está arborizada.