A Fundação Ulysses Guimarães – Pará realiza, no dia 25 de setembro de 2025 (quinta-feira), às 13h30, no Plenário da ALEPA – Assembleia Legislativa do Estado do Pará, o encontro estadual “O Brasil precisa pensar o Brasil”.
A iniciativa faz parte da série nacional de debates que marcam os 60 anos do MDB e os 30 anos da FUG, e que resultarão em um documento programático para orientar as diretrizes do partido em 2026.
No Pará, o encontro terá como foco a Amazônia no contexto da COP 30, trazendo para a pauta os desafios e oportunidades da região a partir dos seguintes eixos:
1. Desenvolvimento sustentável na Amazônia: governança, inovação e inclusão.
2. Economia Verde & Transição Justa: Bioeconomia, Cadeias produtivas e Empregos verdes.
3. Cidades Amazônicas & Resiliência Climática: Saneamento, Mobilidade, Habitação e Adaptação.
4. Governo Digital & Educação para o Futuro: IA no serviço público, Escolas em tempo integral e Inclusão produtiva da juventude.
A presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Pará, deputada estadual Andréia Xarão, destaca a importância do diálogo neste momento histórico:
“A COP 30 coloca o Pará no centro das atenções do mundo. Esse é o momento de unirmos ideias, ciência e política para pensar soluções concretas que garantam sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento para a Amazônia e para o Brasil.”
O evento reunirá lideranças políticas, especialistas, acadêmicos e sociedade civil, reforçando o compromisso da FUG e do MDB com a construção de propostas inovadoras e inclusivas para o futuro do país.
FERNANDA CIRINO
ASCOM DEP. ANDRÉIA XARÃO